Bem vindos!

Sejam todos bem vindos ao meu modesto blog,espero que gostem,aceito sugestôes e críticas,em breve postarei diversos links relacionados a área de projetos eletrônicos ok!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Servoacionamentos

Terror de alguns técnicos,os servoacionamentos são equipamentos muito utilizados nas industrias com maquinários modernos(ou nem tanto),são acionamentos importantíssimos e indispensáveis na automação.
O servoacionamento trabalha em conjunto com o servomotor,e ambos têm de ser dimensionados um para o outro,por tensão ,corrente e/ou potência,utiliza-se um software para programação ou pode-se programá-los simplesmente pelas teclas que alguns fabricantes disponibilizam.
É necessário(é claro) o manual e conhecimento de elétrica e eletrônica...uma vez que necessita de parâmetros críticos,como corrente nominal,corrente de pico,corrente de sobrecarga,rampas de acelerações e desacelerações,ou parâmetros para uma utilização avançada com regulação PID ou sincronizada com outros equipamentos,como outros servos,CLP's e CNC's.
Porém não são bicho de sete cabeças,uma boa lida no manual e estudo dos parâmetros são essenciais para entender o equipamento.Eu particularmente gosto muito dos drives da WEG,são de fácil programação e instalação,também os temecanique e Siemens são ótimos.Para quem se interessar no site da WEG é possível fazer o download dos manuais e softwares de servoacionamentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc é professor? parece q domina o assunto....tem algum material para me disponiblizar?
obgdo.